terça-feira, 15 de dezembro de 2009

REFLEXÃO
Proporcionar momentos de estudo, reflexão, interação e ação. Com esse intuito, o Gestar II passou a integrar a rotina quinzenal dos educadores e educadoras das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa que participam do programa na jurisdição da 9ª DIRED sediada no município de Currais Novos. Nesse propósito, muito se tem discutido a respeito das práticas pedagógicas alicerçadas num contexto de motivação e aprendizado significativo. Com isso, o programa tem sido desenvolvido de forma dinâmica, positiva e eficaz traduzindo-se em ótimos projetos realizados no âmbito escolar e, consequentemente, no processo de ensino e aprendizagem. Cada sala de aula é uma realidade diferente, com seus sucessos e insucessos também, dúvidas, algumas desmotivações, questionamentos e vários tipos de ansiedades. É bem verdade que as dificuldades de leitura e escrita, a como conhecimentos matemáticos se fazem presentes em todas as instituições de ensino, umas mais latentes, outras menos. Observa-se que a maioria dos professores sente-se impotente diante da realidade existente e sabem que é preciso muito mais do que, apenas, ministrar conteúdos programáticos. Há que se ter, entre tantas coisas, a inovação, o suporte, o alicerce de novas construções pedagógicas para que se possa evitar o fracasso escolar de cada educando. Diante disso, o Gestar surgiu como uma luz no fim do túnel capaz de iluminar e dar um norte ao ensino da matemática e da língua materna.
Porém, é válido ressaltar que há, também, aspectos negativos no desenvolvimento do programa: a demora para ser implantado na jurisdição, a evasão de alguns professores que, em virtude de uma grande carga horária, afirmam não ter condições de realizar as atividades e projetos, participar dos encontros e socializar experiências. Fato lamentável, diante da grandiosidade e importância do Gestar que veio, realmente, para acrescentar aspectos favoráveis à educação. Com isso, perdem os municípios que não fizeram a adesão ao programa, os professores que não tiveram a chance de engrandecer o seu trabalho e principalmente os alunos que poderiam sentir-se mais motivados no seu processo de aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário